Patrimônios da humanidade: 7 lugares incríveis para conhece

Visão panorâmica da Muralha da China

Se existe uma maneira de tornar sua viagem mais atrativa e rica em cultura, é colocar patrimônios da humanidade em seu roteiro. Sejam paisagens impressionantes ou monumentos erguidos por povos antigos, esses locais são considerados especiais para a história e cultura. Visitar os patrimônios significa viajar pelo tempo e testemunhar o impacto do papel das civilizações no planeta e na evolução no que diz respeito à sociedade. 

Se o seu sonho de viajante é conhecer alguns patrimônios da humanidade, esse conteúdo é feito para você. Aqui, separamos uma lista com sete lugares no Brasil e no mundo para você incluir em seus planos de viagem. Então, vamos mergulhar na história e explorar esses lugares extraordinários. Venha conosco nessa jornada!

O que são patrimônios da humanidade?

Os patrimônios da humanidade são designados pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que tem a missão de promover a identificação, de proporcionar proteção e preservação do patrimônio cultural e natural em todo o mundo considerado de valor universal excepcional para a humanidade.Dessa forma, são assinalados como ícones de propriedade coletiva.

Esses patrimônios podem ser culturais, como monumentos históricos, cidades antigas e obras de arquitetura, ou naturais, incluindo parques nacionais, florestas, montanhas e corais. São escolhidos a partir rigorosos critérios que consideram a importância histórica, cultural ou ciência do mundo e recebem proteção por meio de tratados internacionais. 

Hoje em dia, existem mais de mil patrimônios da humanidade ao redor do mundo, em 150 países, incluindo o Brasil. 

Categorias de patrimônios da humanidade

Como dissemos no tópico anterior, patrimônios da humanidade de muitos tipos. Por isso, eles são divididos em três principais categorias. São elas:

  1. Patrimônios culturais: aqui engloba monumentos conjuntos de edificações e sítios de valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. 
  2. Patrimônios naturais: abrangem formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais; habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas; e áreas com valor científico, conservacionista ou estético notável. 
  3. Patrimônios mistos: são locais que possuem uma combinação dos valores culturais e naturais, demonstrando a interação entre humanos e o ambiente natural de maneira única.

As categorias ajudam para que a diversidade dos patrimônios da humanidade seja garantida, reconhecida e protegida para as próximas gerações.

Porque os patrimônios da humanidade devem ser preservados?

A preservação dos patrimônios da humanidade é de grande importância por diversas razões, e todas elas refletem o grande valor que esses locais têm para a sociedade de modo geral. Alguns desses motivos são: 

  1. Valor cultural e histórico: os patrimônios representam as realizações notáveis da humanidade, desde construções arquitetônicas magníficas até paisagens naturais que moldaram culturas. Preservá-los significa manter viva a memória de civilizações passadas para o conhecimento das gerações futuras.
  2. Educação: servem como poderosas ferramentas educacionais que oferecem aprendizado direto sobre a história, geografia, biologia, e diversas outras disciplinas, promovendo a conscientização e o respeito pela diversidade cultural do planeta.
  3. Identidade e diversidade: preservar esses patrimônios ajuda a manter a identidade cultural das comunidades, ao mesmo tempo em que celebra a diversidade global. Isso fortalece o entendimento e a tolerância entre diferentes povos e culturas.
  4. Turismo sustentável: o turismo em torno dos Patrimônios da Humanidade pode promover o desenvolvimento econômico sustentável das regiões, desde que gerido de forma responsável, beneficiando comunidades locais enquanto incentiva a conservação.
  5. Conservação ambiental: grande parte dos patrimônios naturais são áreas de biodiversidade crítica, cuja conservação é vital para a saúde ecológica do planeta. Sendo assim, protegê-los contribui para a luta contra as mudanças climáticas e a preservação da biodiversidade.

Portanto, preservar os patrimônios da humanidade é essencial para garantir esses legados às gerações futuras, levando mais educação e sustentabilidade.

7 patrimônios da humanidade para incluir em seu roteiro 

O desejo de conhecer patrimônios da humanidade já está tomando conta de você? Então confira a lista de 5 desses locais imperdíveis que separamos. 

1-Grande Muralha da China

Imagem panorâmica da Grande Muralha da China

Uma das construções mais imponentes e impressionantes do mundo, a Muralha da China atravessa a região norte da China e representa uma obra fascinante de engenharia militar e resistência humano pelo passar das décadas 

2-Coliseu de Roma

Imagem do Coliseu romano de frente.

Um verdadeiro ícone da arquitetura da antiga Roma, o Coliseu é uma espécie de anfiteatro é um testemunho da engenharia e do modo de vida romano naquela época, onde se realizavam espetáculos, jogos e lutas para a população.

3-Taj Mahal

Imagem do Taj Mahal de frente.

Mausoléu feito de mármore branco, localizado em Agra, na índia, foi construído pelo imperador Shah Jahan em memória de sua esposa.É considerada uma das maiores manifestações de amor do mundo e uma pérola da arte islâmica do país.

4-Cristo Redentor

Imagem panorâmica e o Cristo Redentor no centro.

Símbolo do Brasil e uma das novas maravilhas do mundo, o Cristo Redentor está localizado no topo do  Morro do Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro. Possui 38 metros de altura e pesa 1145 toneladas, sendo que 38 somente na cabeça do monumento. 

5-Acrópole de Atenas

Imagem da Acrópole de Atenas em um ângulo diagonal.

Símbolo da glória da Grécia Antiga, a Acrópole de Atenas é um complexo de templos situado numa colina rochosa acima da cidade de Atenas, onde se destaca o Parthenon, dedicado à deusa Atena, padroeira da cidade.

6-Ilha de Páscoa

Imagem de estátuas da Ilha de Páscoa em um ângulo diagonal

Essa misteriosa ilha, situada no litoral do Chile, provoca muita curiosidade e intriga as pessoas até hoje. Esse local fantástico possui diversas estátuas gigantescas, chamadas de Moai, que seriam representações de uma civilização antiga que simplesmente sumiu do mundo sem qualquer explicação.  

7-Grand Canyon

Imagem panorâmica do Grand Canyon

O Grande Canyon é um imenso complexo geológico localizado no Estado norte-americano do Arizona. Trata-se de uma paisagem deslumbrante e um registro atual da vida de bilhões de anos atrás. Suas imensas depressões marcam locais onde existiam rios na era jurássica, além disso o local conta com vestígios de vida humana de eras pré-históricas. 

Esses são apenas alguns lugares que são considerados patrimônios da humanidade, entretanto há muitos outros que poderíamos nos aprofundar como: as fantásticas Pirâmides de Gizé, Machu Picchu, no Peru, e a Cidade Proibida, na China. 

Quais os patrimônios da humanidade localizados no Brasil?

O Brasil é um dos países mais ricos culturalmente e que mais possui diversidade natural no mundo. Portanto, abriga vários lugares reconhecidos pela UNESCO como Patrimônios da Humanidade. 

Esses locais são reconhecidos por sua importância única para a cultura e a natureza globais Além do Cristo Redentor, há outros lugares e monumentos que contribuem para essa lista. Veja quais são os patrimônios culturais da humanidade no Brasil. 

  1. Centro Histórico de Ouro Preto (Minas Gerais);
  2. Centro Histórico de Olinda (Pernambuco)
  3. Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí)
  4. Centro Histórico de Salvador (Bahia)
  5. Pão de Açúcar (Rio de Janeiro)
  6. Floresta Amazônica (Amazonas)
  7. Pantanal Mato-Grossense (Mato Grosso)
  8. Cataratas do Iguaçu (Paraná)
  9. Centro Histórico de São Luís (Maranhão)
  10. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Goiás)
  11. Ilhas atlânticas brasileiras: reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas
  12. Conjunto Arquitetônico da Pampulha (Minas Gerais)

Estes são apenas alguns dos patrimônios da humanidade reconhecidos no Brasil. Cada um tem sua própria história, cultura e beleza natural, contribuindo para a rica herança mundial.

A lista de patrimônios da humanidade é muito extensa ao redor do mundo. Entretanto, quando você conhecer alguns locais que sugerimos ao longo deste artigo, já vai estar querendo conhecer outros em seguida.  

E se quiser saber muitas informações de outros tantos lugares fantásticos para conhecer aqui no Brasil, principalmente, ou em outros países, acesse o nosso blog. Lá você terá muitos conteúdos ricos que te ajudarão no seu roteiro de viagem, temos certeza. 

Esse conteúdo fez sentido para você? Então, compartilhe essas informações com seus amigos e familiares. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts

Explorar as cidades históricas do Rio de Janeiro…
Viajar é realmente algo maravilhoso, não é mesmo?…
O outono no Rio de Janeiro traz uma…

Você pode gostar também

O Rio de Janeiro tem muitas regiões consideradas…
O Rio de Janeiro, conhecido mundialmente por lindas…
Existem muitos bairros famosos no Rio de Janeiro,…
Quando pensamos em lugares para viajar no Rio…