Bondinho do Pão de Açúcar: história e curiosidades

Vista aérea do Morro da Urca.

O Parque Bondinho  Pão de Açúcar é, sem dúvidas, uma das atrações turísticas mais icônicas do Rio de Janeiro. Muito além de um teleférico, essa obra-prima da engenharia logo após sua construção se tornou símbolo da cidade, fascinando milhares de visitantes todos os anos, ao longo das décadas. 

No ano de 2022, o Parque completou 110 anos. Construído por meio de uma operação complexa que envolveu mais de 400 pessoas, levou três anos para ser construído, de 1909 a 1912. Para a construção da estrutura, montanhistas escalaram os morros da Urca e do Pão de Açúcar com equipamentos e operários fizeram manobras arriscadas nas edificações a 400m do chão. 

Na época, tudo custou cerca de 2 milhões de contos de réis. Esse valor, convertido para os dias atuais, seria de mais de R$100 milhões. Mas a história do Parque Bondinho  Pão de Açúcar envolve outros episódios, além de curiosidades. Quer saber mais sobre esse fantástico ponto turístico da cidade maravilhosa? Então venha conosco e continue a leitura deste artigo que preparamos. 

A inspiração por trás do bondinho 

A ideia do Parque Bondinho surgiu no início do século XX em meio a Exposição Nacional em comemoração ao Centenário de Abertura dos Portos às Nações Amigas, em 1908. Na ocasião, o engenheiro Augusto Ferreira Ramos – ao participar das obras de construção dos pavilhões da exposição, teve a visão inovadora de projetar uma linha teleférica que conectasse os Morros da Urca, Babilônia e Pão de Açúcar. Influenciado pelas tecnologias de teleféricos que começavam a surgir na Europa. 

Foi o seu  interesse por inovações e um olhar visionário que deu início à Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar,  que se tornaria uma das principais atrações turísticas do Rio. 

O início da construção e inauguração do Bondinho 

O projeto do teleférico, no primeiro momento, previa a construção de três linhas. Uma ligando a Praia Vermelha ao alto do morro da Urca, outra fazendo a ligação do morro da Urca para o Pão de Açúcar e a terceira ligava o morro da Urca ao morro da Babilônia. A obra foi autorizada e iniciada em 1909, quando  Augusto Ferreira Ramos buscou parceiros para levantar o capital inicial do investimento e em 1910 a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar foi fundada em assembleia geral, presenciada por diversas pessoas que acreditavam no empreendedorismo de Augusto Ramos.

A obra teve operários brasileiros e portugueses com equipamentos e materiais importados da Alemanha. O projeto do teleférico não apenas significou um avanço tecnológico, mas um desafio monumental de engenharia e determinação. 

Os desafios da construção

Por conta da imponente estrutura rochosa do Pão de Açúcar e sua localização à beira-mar, os envolvidos enfrentaram uma série de obstáculos inesperados e desafios técnicos durante a construção. Um desses grandes desafios foi o transporte, à mão, de equipamentos pesados e materiais para o local, devido à inacessibilidade. Além disso, a equipe de trabalhadores teve que lidar com as incertezas do clima, com dias quentes e tempestades inesperadas. 

A inauguração

A primeira viagem aconteceu em 27 de outubro de 1912, no trecho entre a Praia Vermelha e o morro da Urca. Em uma celebração grandiosa, com figuras importantes da sociedade carioca, registros históricos, indicam que cerca de 577 pessoas viajaram na inauguração e o valor era de dois mil réis nos primeiros passeios.

Já em 1969 a duplicação da linha foi autorizada, e depois de algumas reformas, mais quatro bondinhos foram inaugurados com capacidade para 75 pessoas cada um. O bondinho logo se tornou uma atração imperdível, oferecendo vistas panorâmicas da cidade e da baía de Guanabara. Essas imagens até hoje encantam turistas do Brasil e de outros países. 

A linha inicial (Praia Vermelha /Morro da Urca) tem 528 metros de extensão. A segunda linha (Morro da Urca/ Pão de Açúcar) possui extensão de 750 metros. A terceira linha nunca saiu do papel. 

Curiosidades do Bondinho 

Vista para o Bondinho no alto do Pão de Açúcar.

Ao longo do anos, desde sua inauguração, o Bondinho carrega muitas histórias fascinantes e curiosidades que o tornam ainda mais especial. Acompanhe agora algumas dessas curiosidades do Bondinho do Pão de Açúcar

Inauguração pioneira

O teleférico do Pão de Açúcar não foi apenas uma inovação para o Brasil. Ele foi o primeiro teleférico instalado no país e o terceiro no mundo, iniciando suas operações em 1912, demonstrando o espírito inovador e visionário de seus idealizadores.

Capacidade de carga

No seu início, os bondinhos eram bem mais compactos, transportando somente 22 pessoas por viagem. Mas com a evolução da tecnologia e as demandas crescentes, os teleféricos foram modernizados e hoje têm capacidade para acomodar até 65 passageiros, permitindo que mais pessoas apreciem a linda vista simultaneamente.

Filme famoso

O cenário do Pão de Açúcar se tornou mundialmente reconhecido também pelo cinema. Uma das cenas mais icônicas é a luta em “007 Contra o Foguete da Morte”, com Roger Moore, que acontece diretamente no bondinho, elevando sua fama no cenário mundial..

Velocidade de deslocamento

Apesar da imponência da montanha, a viagem é rápida. Movendo-se a uma velocidade média de 21,5 km/h, o bondinho garante que os visitantes alcancem o topo em um curto espaço de tempo – cerca de 3 minutos – tornando a  experiência ainda mais interessante.

Registro fotográfico

A primeira fotografia aérea do Rio, tirada em 1912, foi feita a partir do bondinho. Esse registro apresentou uma nova perspectiva da cidade, marcando um momento histórico na fotografia brasileira.

Um símbolo reconhecido

Ao longo dos anos, o Bondinho e o Pão de Açúcar se tornaram uns dos principais símbolos da cidade e foram destaque em inúmeras produções audiovisuais, desde documentários a programas de televisão, consolidando sua imagem no imaginário global.

Visitas ilustres

Muitas personalidades marcantes já estiveram no bondinho. Nomes como Albert Einstein, John Kennedy e  Walt Disney estão na lista de visitantes que se encantaram com a experiência única oferecida pelo teleférico.

Segurança exemplar

Além do passeio exuberante, o Bondinho se destaca pela segurança. Manutenções diárias e uma rigorosa atenção aos protocolos garantem que, até hoje, nunca tenha ocorrido um acidente grave durante seus mais de 110 anos de operação.

Inspiração musical

O cenário espetacular do Pão de Açúcar e a experiência do Bondinho inspiraram inúmeros artistas ao longo dos anos. Muitas músicas e poesias refletem o encanto e a magia deste ícone carioca, ressoando com gerações de amantes da cultura brasileira.

Conheça o Parque Bondinho Pão de açúcar

O Parque Bondinho Pão de Açúcar, como dissemos ao longo do artigo, é mais do que uma atração turística. Representa um ícone do Rio de Janeiro e um marco na engenharia e inovação no Brasil. Tanto que desde sua inauguração vem encantando milhares de moradores e turistas com suas vistas de tirar o fôlego da Baía de Guanabara e da Cidade Maravilhosa. Por isso, cada viagem no Bondinho é única. 

Seja ao nascer ou pôr do sol, a vista panorâmica proporcionada é um espetáculo à parte, que fica gravado na memória de quem tem o privilégio de vivenciar. Portanto, se você ainda não conhece o Parque Bondinho, não perca mais tempo e viva essa experiência única. 

O Parque Bondinho  Pão de Açúcar fica na: Avenida Pasteur, 520 – Urca, Rio de Janeiro – RJ. Estamos te esperando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Você pode gostar também

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.