Em 2022, o Parque Bondinho Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos do Brasil e do mundo, anunciou a inauguração de uma tirolesa que promete conectar o morro do Pão de Açúcar ao da Urca. A expectativa do trade turístico carioca é de que a atração será positiva para o setor. Segundo o Datafolha, a perspectiva é semelhante para a maioria dos moradores do Rio, já que 88% da população da capital fluminense e Região Metropolitana acreditam que a tirolesa irá aumentar o turismo da cidade.
Ainda segundo o instituto, para a grande maioria (78%), a iniciativa da empresa pode ajudar a incrementar a imagem do Brasil como local turístico de qualidade internacional. A pesquisa também identificou que 84% das pessoas ouvidas concordam que uma tirolesa é um atrativo interessante para um local de turismo.
A pesquisa
O Datafolha realizou 815 entrevistas durante os dias 7 e 11 de agosto deste ano, com o objetivo de analisar a opinião de quem vive no Rio sobre a implementação do projeto da tirolesa do Parque Bondinho Pão de Açúcar. A margem de erro máxima para essa amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
A análise mostra que, de uma forma geral, dois em cada três entrevistados (67%) declaram uma opinião positiva sobre o projeto, enquanto 21% se posicionam de forma neutra.
Dados positivos
Os dados são muito positivos, já que comprovam que a atração idealizada pelo Parque Bondinho irá contribuir para fortalecer, ainda mais, uma das indústrias mais importantes do Brasil.
O turismo é uma importante fonte de crescimento, desenvolvimento, geração de empregos e renda no país, e merece novos investimentos e iniciativas pioneiras como a tirolesa do Parque Bondinho Pão de Açucar. O projeto será um grande ativo para o Rio e fomentará o turismo sustentável de qualidade e com acessibilidade. E os moradores da Cidade Maravilhosa estão de acordo.